Bem-Startup Unimed - Exponencializando o Futuro

FAQ

  • Como é o programa BEM-STARTUP UNIMED?

    O BEM-STARTUP UNIMED 2018 é promovido pela Unimed Porto Alegre em parceria com a GROW+ Aceleradora de Startups Premium, e direcionado para startups de tecnologia voltadas para saúde.

    O programa de aceleração BEM-STARTUP foi idealizado como um programa de aceleração para auxiliar a Unimed Porto Alegre a construir o seu futuro, alinhado a um conceito mais inovador de cuidado. Nessa edição, o objetivo do programa é buscar startups que auxiliem a cooperativa a simplificar seus processos internos, proporcionando a melhoria da experiência do usuário.

    Esta ação consiste na primeira edição de um programa de aceleração de startups. Nesta edição as etapas consistem em: (i) Inscrição de startups; (ii) Processo seletivo; (iii) DemoDay; (iv) Contratualização; e (v) Internalização e Aceleração de Startups.

    O valor total investido em 24 meses é de até R$2MM, sendo que 50% refere-se a compra de serviços referente a soluções ou produtos pela Unimed Porto Alegre e 50% refere-se a smart money dispendido pela Aceleradora GROW+. Esse valor será distribuído em 3 edições de Aceleração, configurando um investimento em até 20 startups.

    O programa é uma excelente oportunidade para startups no segmento de saúde ganharem visibilidade entre os maiores e melhores atores do ecossistema da saúde, mas acima de tudo a UNIMED POA acredita que seja uma forma das startups contribuírem com o propósito humanista de fazer a diferença no “cuidar das pessoas”, além de, é claro, muito aprendizado.

  • Qual a experiência da Unimed Porto Alegre com inovação e startups?

    A Unimed Porto Alegre é uma empresa que está comprometida com sua jornada de transformação digital, para melhorar a experiência do cliente e do cooperado em todos os níveis da empresa, e acredita que empreendedores com ideias brilhantes podem ajudar não somente a resolver grandes problemas, como criar soluções inovadoras para melhoria da saúde.

    A Unimed Porto Alegre recebeu em novembro de 2016, pela quarta vez consecutiva, o prêmio “100+ Inovadoras no Uso de TI”, realizado pela IT Mídia. O case vencedor “Monitoramento de Atividades Empresariais” aborda a ferramenta customizada na Cooperativa e responsável pelo fornecimento do acesso em tempo real aos indicadores de desempenho e disponibilidade dos serviços de Tecnologia da Informação para os clientes internos e externos.

    Em relação as startups, o ponto de partida para a experiência de inovação da Unimed Porto Alegre ocorreu no evento Hackathon, realizado no primeiro trimestre de 2017, que contou com a presença de mais de 60 profissionais da Cooperativa, e foi fundamental para desenvolver uma jornada de desenvolvimento associada a startups.

    Em 2017, realizamos a primeira edição do Programa Bem Startup Unimed em que selecionamos três startups de tecnologia como grandes finalistas do programa e contratamos uma delas como um fornecedor importante da Cooperativa.

  • Quem é a Aceleradora GROW+ e qual o seu papel no programa BEM-STARTUP UNIMED?

    A GROW+ está classificada como um aceleradora Premium pelo trabalho mão-na-massa que ela desenvolve com os empreendedores durante os Programas de Aceleração em que participa e apoia. A GROW+ é considerada uma das aceleradoras de startups em estágio semente e pós-semente mais ativas no Brasil, com +100 startups no portfólio. A GROW+ foi escolhida como parceira neste programa por sua experiência com programas e startups na área da saúde.

  • O programa BEM-STARTUP UNIMED acelera Startups de qualquer setor?

    Não. O programa BEM-STARTUP UNIMED foca em startups situadas na interseção da saúde com a tecnologia. Não se inscreva se a sua solução não atender os drivers mencionados no regulamento.

  • Que tipo de empresas devem se inscrever no Programa BEM-STARTUP UNIMED?

    Buscamos empresas que já possuam um produto validado pelo mercado. Buscamos empresas com soluções neste setor específico e orientadas para a tecnologia, geralmente empresas com soluções para resolverem grandes problemas na saúde, com uma orientação maior para melhoria de processos internos. Nós também estamos procurando empresas que possam ter alcance nacional ou regional. Especificamente, não financiamos empresas em estágio de ideia e prototipação, nem restaurantes, consultorias ou outras empresas orientadas a serviços locais, ou empresas de biotecnologia e fármacos, que estão no estágio de pesquisa e desenvolvimento.

  • Quantas empresas serão selecionadas ao longo dos três ciclos?

    Até 20.

  • Que tipo de solução deve se inscrever no Programa BEM-STARTUP UNIMED?

    As soluções inscritas devem estar ligadas aos principais drivers da saúde com uma demonstração clara de testes consistentes e validação de mercado. As soluções devem enquadrar-se pelo menos em um dos seguintes drivers: (i) Bem-estar e Prevenção: Envolve soluções relacionadas ao bem-estar, de estímulo e acompanhamento de hábitos saudáveis, bem como de atuação preventiva a fim de reduzir ou eliminar a severidade de eventos futuros, proporcionando um aumento na qualidade de vida e/ou de trabalho das pessoas; (ii) Saúde Digital: Envolve soluções para uma melhor gestão e qualidade da saúde, medicina digital, inteligência artificial, sistemas de apoio à decisão clínica, educação continuada à distância, gamificação e o acesso à informação pelos diferentes atores da cadeia (médico, paciente, plano de saúde, clínica); e (iii) Eficiência Operacional: Compreende soluções que tragam maior desempenho e eficiência nos processos internos (atendimento ao cliente, gestão eletrônica de documentos, processamento de autorizações, gestão do benefício pelos clientes Pessoa Jurídica), maior agilidade e otimização de gastos, contribuindo para uma maior qualidade no serviço prestado;

  • Como sei se a minha empresa está "madura o suficiente" para se candidatar ao BEM-STARTUP UNIMED?

    Se você já teve a ideia, passou pela criação de protótipo e já possui cliente usando o seu produto, provavelmente possui o perfil que buscamos. De qualquer forma, você poderá contar com o apoio da Aceleradora GROW+ para ajudá-lo na estruturação do modelo de negócios, precificação, marketing, pessoas, finanças e muito mais. Eles já possuem experiência com isso, então fique tranquilo!

  • Como faço para participar do programa BEM-STARTUP UNIMED?

    A participação é voluntária e as startups farão suas inscrições individualmente, seguindo as seguintes orientações:

    • As inscrições das soluções devem ser realizadas via plataforma www.bemstartupunimed.com.br em Inscrições;
    • Estão elegíveis a inscrição as micro e pequenas empresas de tecnologia – startups que atuem na área da saúde e que tenham até 20 funcionários e/ou faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
    • Não há valor de inscrição, no entanto, todos os custos decorrentes de eventuais deslocamentos ou despesas para reuniões preliminares ou no demoday (hospedagem, custos de viagem ou passagem, alimentação, traslado, dentre outros desta natureza), serão de integral responsabilidade das respectivas startups.
  • Existe restrição para participar do programa BEM-STARTUP UNIMED?

    Sim. É vedada a inscrição de mais de uma solução, do mesmo empreendedor com o mesmo CNPJ, a participação de pessoas físicas menores de idade ou incapazes, e a inscrição de startups de colaboradores e estagiários da UNIMED POA.

    É vedada também a inscrição de negócios que tenham no seu quadro de cotistas quaisquer pessoas (físicas ou jurídicas) envolvidas na organização e execução deste programa, ou que tenham recebido investimento em participação de terceiros (ex.: aceleradora, investidor-anjo, fundo de investimento) envolvidos na organização e execução deste programa, assim como funcionários (e empresas por eles investidas) e estagiários da UNIMED POA.

    Médicos cooperados da UNIMED POA podem inscrever suas startups, mas suas soluções e produtos não podem estar enquadradas em auditoria e gestão interna da cooperativa, e estes cooperados não podem desempenhar função de gestão na cooperativa.

  • Até quando posso me inscrever no programa BEM-STARTUP UNIMED?

    As inscrições deverão ser feitas entre os dias 27 de abril de 2018 e 17 de junho de 2018, até às 23:59hs.

  • A minha idade é um fator no processo de seleção?

    Não, mas lembre-se de que é preciso ter mais de 18 (dezoito) anos.

  • Quais os critérios para seleção das startups?

    A análise técnica das soluções será feita com base nas informações submetidas eletronicamente pelos empreendedores via plataforma www.bemstartupunimed.com.br. Os questionamentos do formulário estão estruturados em torno dos seguintes macro-tópicos:

    • Quem Somos: Qualificação da equipe, dos propósitos da empresa e dos objetivos traçados para missão e valores;
    • Nossa Oferta: Descrição clara da oferta, considerando precificação da solução e arquitetura oferecida para atender ou solucionar problemas derivados dos drivers do programa descritos no item 4.1.4 do regulamento;
    • Por que Agora: Demonstrar as dores atuais de seus clientes e a capacidade da solução atender como analgésico as necessidades no curto prazo;
    • Nossos Números: Mostrar seus principais indicadores de tração, monetização, clientes, usuários, etc.

    É fundamental que a startup apresente evidências acerca dos tópicos acima, principalmente números atingidos com a solução proposta (faturamento, número de usuários, número de clientes pagantes, número de acessos e downloads, entre outros) que demonstrem a validação da solução e sua aceitação pelo mercado. Entende-se, no contexto deste programa, que protótipos, testes-piloto ou provas de conceito são apenas o primeiro estágio de validação da solução, não caracterizando necessariamente uma validação de mercado.

    Caso julgue necessário, a Comissão do BEM-STARTUP reserva-se o direito de solicitar maior detalhamento acerca da solução, ou mesmo confirmar a veracidade das informações submetidas pela startup.

  • Quando serão divulgadas as startups pré-selecionadas para o demoday?

    Na segunda edição, serão pré-selecionadas até 9 (nove) startups para apresentar sua solução no demoday. As startups que devem comparecer no evento receberão retorno no dia 15 de junho, avisando que foram selecionados para apresentação.

    O evento será no dia 13/07/2018 em Porto Alegre, em local a ser confirmado, e será um momento em que cada startup irá dispor de cinco à dez minutos para apresentação da sua ideia/produto ou serviço. A presença do participante no dia do demoday é obrigatória, sob pena de desclassificação.

    A banca selecionadora das startups será́ composta por Superintendentes e Diretores da UNIMED POA e poderá contar com a participação de especialistas em inovação e no mercado de saúde. A banca terá até 10 (dez) minutos para comentar cada apresentação e fazer perguntas. Caberá à Cooperativa realizar o manejo de participantes da melhor maneira possível para que, ao fim, seja mantida corretamente a agenda do evento. A decisão da banca selecionadora será final e definitiva.

  • O que é investido nas empresas participantes do BEM-STARTUP UNIMED?

    As startups inscritas no programa podem receber aportes de até R$ 100 mil cada uma, sendo R$ 50 mil de investimento direto da Unimed Porto Alegre e mais R$ 50 mil de investimento estratégico smart-money, envolvendo 90 dias de consultoria, mentoria, networking, além da oportunidade de instalar sua solução no ecossistema da Unimed Porto Alegre.

    Algumas startups podem nos surpreender em termos de produto e retorno, nestes casos, a critério da Unimed Porto Alegre e/ou da Aceleradora GROW+, poderemos acordar valores adicionais ao investimento inicial de R$ 100 mil.

    Como esse valor que cada startup irá receber é uma ajuda financeira para implantar a solução na Unimed Porto Alegre, eventualmente, valores adicionais podem ser acordados para cobrir despesas de licenciamento, suporte, treinamento, desenvolvimento, integrações, etc. Estes serviços adicionais, se houverem, serão contratados a parte, através de contrato específico a ser celebrado diretamente com a área de compras da Unimed Porto Alegre.

  • Como são escolhidas as empresas para entrar no programa?

    Nós escolheremos empreendedores com soluções incríveis, que além de propor produtos que solucionam problemas reais ou criam inovações significativas na área da saúde, tenham um propósito de valor agregado. Não gostamos de negócios onde os fundadores se juntaram somente pela oportunidade de ganhar dinheiro. Para nós da Unimed Porto Alegre, dinheiro é o resultado desta jornada de empreendedorismo e inovação com um propósito.

  • Como será a relação da startup com a Unimed Porto Alegre?

    Não será constituído nenhum tipo de sociedade entre a Unimed Porto Alegre, a Aceleradora GROW+ e as startups. A startup, mediante o aporte realizado, se tornará parte do portfólio de soluções da UNIMED POA, na qualidade de CONTRATADA da UNIMED POA e PARTICIPANTE do programa de aceleração BEM-STARTUP UNIMED, sendo de sua responsabilidade e obrigação a instalação ou implementação da sua solução na UNIMED POA.

    Após a seleção final da startup, a Unimed Porto Alegre poderá formalizar um contrato específico, em condições a ser acordada com cada startup. O desembolso do investimento por parte da Unimed Porto Alegre será realizado em contrapartida de entregas combinadas. Eventuais acordos adicionais, envolvendo custos de instalação, suporte, manutenção, propriedade intelectual, exclusividade, períodos, etc., serão tratados no mesmo documento a ser celebrado com a Unimed Porto Alegre.

  • Como será a relação da startup com a Aceleradora GROW+?

    A Aceleradora GROW+ disponibilizará o investimento estratégico de smart-money para cada STARTUP selecionada em cada ciclo do programa, valor este representativo de 1 (um) contrato específico, em condições a serem acordadas com cada STARTUP, por uma participação (equity) de até 5% da sua empresa.

  • Podemos negociar com a Aceleradora GROW+ a participação tomada?

    Sim, a participação não é fixa. O percentual de até 5% em equity deverá ser acordado diretamente com a equipe da Aceleradora GROW+, e não vincula de nenhuma forma a Unimed Porto Alegre ou o programa BEM-STARTUP UNIMED ao arranjo acordado e aceito entre as partes STARTUP e GROW+.

  • Quais os benefícios por participar do programa?

    As startups finalistas do programa que passarem pela etapa de contratualização com a Aceleradora GROW+ participarão então das seguintes atividades:

    • Bootcamp UNIMED 360o: Evento para construção de um diagnóstico que servirá de base para conhecer cada startup e os desafios da UNIMED POA;
    • Plano de 90 (noventa) dias: Para cada startup selecionada será criado um plano de 90 dias com os pontos em que elas precisam melhorar para crescer mais rápido, envolvendo as dimensões Produto; Mercado; Finanças; e Pessoas;
    • Programa de Aceleração: 90 (noventa) dias de capacitação, gestão, mentoria, networking e sessões especiais com conteúdo exclusivo. Estão previstas reuniões, sessões e mentorias com empreendedores da saúde com foco em melhoria da maturidade de processos identificados como prioritários no diagnóstico realizado previamente;
    • Atividades recorrentes: Mentorias on-line, board meetings, build days, expert sessions, e drop in sessions;
    • Visitação UNIMED POA: Capacitação presencial, incluído visita a sede da UNIMED POA, em Porto Alegre com mentorias, dinâmicas e palestras com executivos e convidados especiais da UNIMED POA;
    • Oficina do Pitch: Atividades coletivas de preparação do pitch para apresentação das suas soluções em eventos de inovação.

    Acesso à base de dados Unimed Porto Alegre: Você poderá se conectar a uma lista de gestores da saúde, médicos, pacientes, clientes e executivos da Unimed Porto Alegre.

    Marca, institucional e imprensa: A Unimed Porto Alegre tem todo o interesse em divulgar as startups selecionadas, em diversas campanhas vinculadas ao programa BEM-STARTUP, inclusive através de matérias na imprensa e mídia on-line off-line. Entretanto, as empresas inscritas e selecionadas não poderão utilizar a marca "UNIMED”, seja seu logotipo ou mesmo a citação da instituição, sem prévia autorização expressa da Unimed Porto Alegre. A participação nessa ação não vincula à aquisição de qualquer produto, serviço ou investimento direto ou indireto pela Unimed Porto Alegre ou qualquer outra cooperativa do sistema Unimed.

    FUN: Parece clichê, mas a cultura Unimed Porto Alegre é melhor descrita em uma hashtag: #BEMSTARTUP. Isso significa criar o bem-estar do futuro para os clientes UNIMED. Acreditamos em colaboração, disrupção, criatividade, design, riscos, melhoria contínua, transparência e crescimento exponencial. Queremos que você trabalhe fora da sua zona de conforto e leve sua empresa ao próximo nível.

  • Depois de aplicar, estou pensando em enviar e-mails a muitos mentores para que eles se interessem pelo que estou fazendo. Boa ideia?

    Não. Esperamos receber diversas aplicações por ano, razão pela qual temos um processo de inscrição. O envio sistemático de alguns ou de todos os nossos mentores para tentar influenciá-los antes de serem aceitos no programa irá prejudicá-lo mais do que o ajudará (porque eles se queixarão sobre isso). Os mentores se dedicam a ajudar as empresas que selecionamos, mas não fazem parte do processo de seleção. Não os bombardeie com e-mails.

  • Posso parar no seu escritório para dizer olá?

    Por favor, não passe por nossos escritórios sem um compromisso agendado. Este não é um bom exemplo de persistência da sua parte e influenciará negativamente o seu registro. Estamos felizes em considerar marcar um compromisso, então entre em contato conosco.

  • Eu tenho que estar na localização da GROW+ ou da Unimed Porto Alegre durante todo o período de aceleração?

    Não. Exigimos que você esteja comprometido durante o programa. Isso o beneficia porque você pode aproveitar as inúmeras oportunidades de aprendizagem, redes e treinamento que serão fornecidos. A quantidade de informação trocada, a interação com mentores e a camaradagem desenvolvida durante o programa são surpreendentes, mas isto tudo pode ser obtido de forma remota. No entanto, é interessante que você considere uma vinda ou duas a Porto Alegre, para os alinhamentos iniciais com a Unimed. O BEM-STARTUP UNIMED é um grande compromisso, e esperamos que você esteja comprometido na maior parte do tempo.

  • Eu tenho que trabalhar fora do escritório da GROW+ ou da Unimed Porto Alegre?

    Nós não fornecemos um espaço fixo aqui na Unimed Porto Alegre e na Aceleradora GROW+. Acreditamos existir um grande valor em estar juntos no mesmo espaço, pois é uma ótima oportunidade para conhecer e interagir com as outras empresas e mentores, mas o programa também funcionará super bem através de conference calls.

  • Eu tenho que estar na Unimed Porto Alegre durante todo o programa?

    Não. Você não precisa estar presente conosco durante todo o programa (3 meses), pois mesmo que o programa seja incrivelmente intenso, acreditamos que é essencial se concentrar inteiramente na sua startup durante o período de duração do programa. Estamos constantemente estudando e implementando novas formas e ferramentas que possam auxiliar um aprendizado e experiência a distância, e acreditamos que isto é não só possível, como fundamental.

  • Que tipo de controle estou desistindo ou concedendo à Aceleradora GROW+?

    Em poucas palavras, o programa BEM-STARTUP UNIMED não tem interesses especiais, sociedade ou de controle em sua empresa. Estamos aqui para ajudar sua empresa crescer, usando toda a rede Unimed Porto Alegre como um impulso inicial em sua jornada de crescimento. Além do acompanhamento durante todo o programa de aceleração, você ainda executará o show, como fundador. Se você crescer, a GROW+ poderá pedir um assento no conselho. Mas isto você trata direto com a aceleradora.

  • Posso ser aceito sozinho no BEM-STARTUP UNIMED, ou você só procura equipes?

    Nunca investimos somente no cavalo (ou seja, na ideia). Olhamos muito, muito mesmo, para o jóquei. Buscamos equipes ótimas e equilibradas que tenham uma gama completa de habilidades. Recomendamos fortemente que você busque co-fundadores que equilibrem seu conjunto de habilidades. Por exemplo, se você é um desenvolvedor forte, você pode considerar adicionar alguém com experiência comercial. Se você é um grande evangelista de negócios sem desenvolvedor, é muito improvável que o aceitaremos no programa, então vá encontrar um desenvolvedor rock star para se juntar a você!

  • Quando vou receber informações sobre o meu registro do programa?

    No dia 15 de junho comunicaremos quais as startups que foram pré-selecionadas para o demoday e no mesmo dia do demoday divulgaremos as startups finalistas do Programa de Aceleração BEM STARTUP UNIMED.

  • A que horas especificamente as aplicações fecham?

    Todas as aplicações fecham às 23:59, horário padrão na data indicada na nossa página de aplicação.

  • Posso inscrever-me em mais de um ciclo do programa?

    Pode, mas lembre-se que se você for selecionado num ciclo não pode submeter o mesmo projeto nos demais.

  • Preciso enviar um plano de negócios?

    Não. Basta preencher o formulário on-line - é tudo o que você precisa enviar para nós. Na verdade, provavelmente não queremos ver seu plano de negócios se você tiver um, mas podemos pedir usuário e senha teste para avaliação da usabilidade da solução durante o período de inscrição e seleção. Não deixe para a última hora para fazer a sua inscrição!

  • Quando é o prazo para se candidatar e qual é a linha de tempo geral?

    As datas desta ação seguirão o calendário abaixo:

    • Período de Inscrições: do dia 27/04/2018 a 17/06/2018 (até 23:59hs)
    • Divulgação das startups pré-selecionadas: 29/06/2018;
    • Realização do Demoday: 13/07/2018;
    • Período de contratualização junto à UNIMED POA e Aceleradora GROW+: do dia 16/07/2018 a 17/08/2018;
    • Período de internalização e aceleração: 20/08/2018 a 23/11/2018;
    • Fim da 2ª Edição: 23/11/2018.
  • Como faço para atualizar as informações sobre o meu negócio?

    Depois de enviar, você não pode editar os campos. Tudo bem! Você sempre pode adicionar notas, URLs de vídeo e detalhes de progresso na seção de notas.

  • A participação do Programa de Aceleração BEM-STARTUP UNIMED agrega valor a nossa startup?

    A sua participação no programa de aceleração BEM-STARTUP UNIMED te dará acesso a um valor em dinheiro, disponibilizado pela Unimed POA, e também a consultoria e aceleração, disponibilizado pela GROW+. Além disso, você poderá ter acesso a uma rede de mentores do mercado de saúde e a possibilidade de implantar sua solução na Unimed POA. Então, a sua startup terá a possibilidade de crescer junto com a Cooperativa!

  • Podemos negociar os termos de investimento?

    Sim. Cada startup selecionada poderá assinar um contrato específico com a Unimed Porto Alegre, onde as condições de entrega e preços serão tratados naquele momento, de comum acordo entre as partes.

  • Teremos tempo para desenvolver o produto enquanto estivermos no programa?

    Provavelmente não. O programa BEM-STARTUP UNIMED foi desenhado prioritariamente para impulsionar startups que estão no estágio inicial de crescimento, e que já executaram esforços em ideação e prototipação. A jornada de três meses foi criada exatamente para entender as deficiências e as barreiras de crescimento, e as necessidades da Unimed Porto Alegre, para então focar nas quatro principais dimensões: produto, mercado, finanças e pessoas. Startups pré-operacionais também podem aplicar ao programa, porém eventualmente sua participação estará sujeita a condições especiais definidas pela Unimed Porto Alegre.

  • Estou preocupado com a minha Propriedade Intelectual. Eu deveria estar?

    Nós não mostraremos seu segredo de negócio para qualquer pessoa fora do BEM-STARTUP UNIMED. Então, não nos peça para assinar um NDA. Nossa aplicação não pede seu "molho secreto" e não há nenhum motivo para você nos divulgar se não estiver com vontade de fazê-lo. Queremos continuar executando o BEM-STARTUP UNIMED nos próximos anos e só podemos conseguir isso se tivermos a confiança da comunidade de tecnologia e da saúde, por isso não é nosso interesse liberar qualquer uma de suas PIs.

    A Unimed Porto Alegre reserva-se o direito de negar a participação e/ou excluir do Evento as pessoas que violem direitos de propriedade intelectual e/ou copiem conteúdos dos quais não são proprietários.

  • Qual a documentação necessária para a contratação de minha startup?

    Durante a fase de contratualização, nós solicitamos que sua startup envie os documentos abaixo:

    • Contrato social / Estudo social
    • Última alteração contratual / ata da última assembleia
    • Cartão CNPJ atualizado
    • Inscrição municipal
    • Alvará de localização
    • Cópia do RG e CPF dos sócios citados no contrato social
    • Certidão negativas de débitos federal

Ainda tem alguma dúvida?
Se você não encontrou uma resposta para a sua dúvida no FAQ,
entre em contato conosco: bem.startup@unimedpoa.com.br.

Inscrições encerradas

Aguarde a abertura de novas inscrições.

Topo